Biografia


Adaptação, pesquisa e edição: João Lucas Chaves.
Esta página foi editada pela última vez no dia 13 de Agosto de 2010.



O Bebê

Jordin Sparks nasceu em 22 de Dezembro de 1989, na cidade de Phoenix - Arizona nos Estados Unidos. Os pais de Jordin Brianna Sparks são Phillippi Dwain Sparks e Jodi Sparks, um antigo jogador de futebol americano e uma corretora de imóveis, respectivamente.
Na fragilidade de 18 meses, Sparks deixa o silêncio de lado e encontra seu talento para a música. Suas primeiras músicas foram  os ABCs e "Jesus Loves Me," de acordo com sua mãe, Jodi.


Um Ídolo Nasce

Em 1993, Jordin Sparks começa a aperfeiçoar suas habilidades na frente de um público encantador: seu pequeno irmão, P.L. A família se encontra em constante mudança para seguir a profissão de jogador de futebol americano de seu pai Phillippi, mas eles definitivamente se acomodaram em Gelndale, Arizona. Sparks se inscreve em um concurso de música infantil no restaurante local Mr. Lucky's. "Ela não tinha que trabalhar (seu talento), ela era natural", J. David Sloan, antigo proprietário de Mr. Lucky's, diz à República do Arizona em 2007. De modo geral, ela chama pelos mortos com sua interpretação de Martina McBrig em "A Broken Wing", que ela irá cantar mais tarde em rede nacional.





O Amor Pelo Palco

Em 2002, Sparks, 13 anos, faz um papel no Teatro Vally Youth em Phoenix para a produção de The Wiz. "Ela era muito jovem", diz o diretor artístico Bobb Cooper ao New York Post. "Ela era boa e ficou ainda melhor". Mais tarde naquele ano, ela apareceu no teatro para a adaptação de Cinderella de Rodgers e Hammerstein e a produção de A Christmas Carol de Sanda Day O'Connor.






Rumo Ao Sucesso

No ano seguinte não poderia ser diferente, em 2003, as audições de Sparks para o Star Search, o American Idol, e incluindo Junior Idol, foi o combustível para a ambição da cantora. "Quando estou no palco, sinto que posso ser eu mesma e ninguém irá se importar, " diz Sparks mais tarde à People. "Eu gosto de estar lá em cima. Eu amo ver os rostos na multidão. Eu amo ouvir os aplausos quando estou apresentando." Determinada a levar sua carreira adiante, ela grava um Album demo com cinco faixas, "For Now".


Jovem Carreira

E assim, em 2004, Sparks ganha o prêmio de Criança Mais Talentosa de acordo com a NBC, ganhadora da primeira rodada, mas assim perde sua oportunidade de seguir no campeonato. Poucos meses depois, ganha dois prêmios da Acamedia Gospel Music Association e chama a atenção de Chaz Corzine, um caçador de talentos de música religiosa, que assim a apresenta para o cantor cristão Michael W. Smith. "Isso não foi apenas um caso de ser talentosa aos 15 anos de idade. Ela era ótima em qualquer idade", diz Smith ao New York Post. Ele contrata Sparks como vocalista de fundo para o Natal de 2005 e 2006, após isso, Sparks decidi que é hora de seguir em frente com sua carreira.


Outra Chance, Outro Acerto


Em 2006, A garota de 16 anos de idade impressiona os juízes Paula Abdul, Simon Cowell e Randy Jackson com sua versão de "Because You Loved Me" de Celine Dion. Cowell descreve a performance de Sparks: "Foi um pouco adocicado demais para o meu gosto. [Mas] Eu gostei de você..." Ela recebe um bilhete dourado para as eliminatórias em Hollywood e um lugar entre os 24 finalistas.








No Top 10

No dia 23 de Março, mesmo que algumas críticas sejam excessivamente carinhosas e ela possua um comportamento jovem, os espectadores continuam apostando nela. Ela ganha um lugar no Top 10 de ídolos, e a revista People investiga sua posição nos três favoritos do American Idol que inclui Melinda Doolittle e Lakisha Jones. Para o show, Sparks acorda cedo para completar três horas de escola, ensaia e filma o comercial da Ford para o American Idol.






Apresentação Marcante

Já no dia 17 de Abril, com apenas sete concorrentes restantes, Sparks canta o hit "A Broken Wing" de Martina Mcdrige. Essa é a primeira vez que encontramos aquilo que eu realmente acredito, de acordo com aquela performance, você poderia ganhar o American Idol", diz Cowell. E com o significado da palavra "marcante", essa performance é onde ela faz a nota mais longa desde então, 13 segundos ouvindo uma belíssima voz.







Jordin X Blake

O momento final do show vem quando ambos concorrentes cantam "This Is My Now". Enquanto Lewis que é mais forte com o público parece desconfortável com a música, Sparks encanta com Cowell lhe dizendo, "Você apenas limpou o chão com o Black naquela canção".








Vencedora

No dia 23 de Maio, a cantora de 17 anos de idade é coroada vencedora da sexta edição do American Idol, se tornando a mais jovem da história. Lewis diz, "Ela tem 17 anos e já é uma mulher. Ela encanta, ela é charmosa, e possui uma personalidade fantástica". E assim Sparks diz aos repórteres, "Eu sou muito querida. É isso que eu quero fazer. Isso é o que eu estive esperando por muito tempo".





 

Mudando de Direção

Dia 17 de Agosto, Sparks assina um contrato com a Jive Records, que é a casa de muitos artistas como Justim Timberlake, Usher e Britney Spears. Essa é a primeira vez que um vencedor do American Idol não está assinando um contrato com o magnata Clive Davis, que guiou a carreira de muitos artistas como Kelly Clarkson e Carrie Underwood. Mas a garota de 17 anos não parece ter chegado ao fim. "Eu mal posso esperar para dividir esse próximo capítulo da minha história com todos os meus fãs que me ajudaram até agora", Sparks diz em uma declaração.




Mostrando sua Tattoo

Dez dias após sua última declaração, Sparks o seu single, "Tattoo". A faixa que descreve uma cicatriz deixada por uma relação acabada, alavanca seu álbum de estreia - que atinge o top 10 na primeira semana. Seu próximo single, o dueto com o Chris Brown, "No Air", atinge a terceira posição no chart da Billboard, e Sparks abre a turnê "As I Am" de Alicia Keys.



O Sucesso

Em Maio de 2008, com "No Air" descansando confortavelmente no top 10 por meses, Sparks retorna no American Idol para uma performance do seu último single, "One Step At a Time". Com seu álbum ultrapassando a marca de ouro, ela passa a coroa para o novo vencedor do American Idol, David Cook.
"Eu estou contente com o número de cópias que vendi", ela diz ao Newsday. Da época que Kelly Clarkson ganhou em 2002 para agora, tudo mudou e hoje é uma era de versões digitais, iTunes e singles... “Estou feliz que os meus singles estão sendo bem recebidos.”



Anéis de Pureza

No VMA de 2008, Sparks contrapõe o anfitrião Russel Brand sobre a piada feita com o Jonas Brothers e seus anéis de pureza que nada mais é do que um anel que simboliza a virgindade. "Eu tenho apenas uma coisa para diz sobre isso. Não é ruim usar um anel de compromisso", Sparks, 18, diz ao público, “Já que nem todo mundo - homem ou mulher- quer ser uma cadela”.


 

 Amor e Basquetebol

Sparks é fotografada no jogo dos Lakers com o modelo/cantor Steph Jones. Apesar de ninguém confirmar uma relação, Jones foi pego beijando Sparks na bochecha durante o jogo.







 

 O Campo de Batalha


Depois do sucesso anterior, Sparks lança seu novo disco, Battlefield, no dia 21 de Julho de 2009. "Eu cresci, a minha voz soa um pouco mais madura", diz ela sobre o seu novo álbum - no qual escreveu quatro músicas, incluindo “Faith” (Fé), que é muito importante para a antiga ganhadora do American Idol.